A diferença entre eficiência e eficácia “como o crowdsourcing deve ser”

Quando colocamos no ar esta página na nova plataforma, algumas pessoas (na verdade duas) me alertaram que eu havia escrito, erroneamente, a expressão “(…)a engenhosidade e a inteligência humana com mais eficiência e eficácia do que qualquer outra coisa jamais feita.

Esses dois conceitos, eficiência e eficácia, muitas vezes são considerados iguais pela maioria das pessoas. Na verdade, eles possuem significados completamente diferentes. Eficiência é a capacidade de se obter bons resultados, seja na forma de produtos ou desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.

Capacidade de se obter bons resultados com poucos recursos. Esta é a definição de eficiência, mas poderia muito bem ser a definição de crowdsourcing. Crowdsourcing é a única forma de se obter inovação, redução de ciclos e aumento da lucratividade sem gastar toda a reserva financeira da empresa. Consultar a multidão e estimulá-la a cooperar deixou de ser atividade de empresa preguiçosa para ser a última inovação do momento. Por que investir altas quantias criando um departamento de P&D, tentando contratar os melhores cérebros ou terceirizando se você pode contratar uma multidão de colaboradores dispostos a criar novas tecnologias ou propor soluções para os seus problemas?

Já eficácia é um problema maior. É impossível, por mais que pareça que não, para qualquer empresa, de qualquer parte do mundo, em qualquer segmento, conseguir, sozinha, escolher os MELHORES meios para produzir um produto adequado ao mercado. O crowdsourcing, novamente, é o único meio de preencher essa lacuna. O problema nisso tudo é que poucas empresas percebem que não conseguem mais evoluir e inovar utilizando apenas os seus cérebros. A inovação está, cada dia mais, fora dos limites de qualquer empresa. E a melhor forma de trazer ela para dentro da empresa é tirando proveito do crowdsourcing.

Eficiência e eficácia são conceitos que caminham lado a lado com o crowdsourcing. Da melhor forma somente são atingidos através de crowdsourcing. Todo o poder e toda a inovação da multidão estão a poucos passos das empresas. Aquelas que perceberem isso cedo, certamente terão vantagens nos seus mercados. É apostar pra ver.